quinta-feira, 7 de março de 2019

Como fazer um mapa mental



Atualmente, muitas pessoas estudam para concursos públicos no Brasil. Com isso, o número de concorrência é enorme, então é preciso se sobressair para conseguir o emprego dos sonhos. Conheça 7 dicas de como elaborar um mapa mental para concurso público.

O que é mapa mental?


Mapa mental é uma técnica desenvolvida para ajudar os estudantes a gravar o que estudam de forma mais lúdica e fácil.


Ele funciona da seguinte maneira: é um desenho que contém o assunto principal como o centro, dele saem ramificações com informações relacionadas ao desenho central.

Essas ramificações são compostas de cores, palavras-chave e desenhos que ajudam a mente a fixar melhor as informações do conteúdo estudado.

Esta técnica funciona como uma espécie de ponte entre a mente e o mapa, onde parte do assunto está gravado em sua mente e a outra parte está representada no mapa.

Quando você olhar ou ouvir sobre um determinado assunto, a sua mente irá te remeter ao seu mapa mental, que te trará as informações de forma visual.

O principal objetivo do mapa mental é auxiliar na memorização e no aprendizado de determinado assunto. Ele foi criado com base na forma de funcionamento do nosso cérebro, por isso é tão eficaz.

Agora que você já sabe o que é um mapa mental e para que ele serve, veja 7 dicas de como fazer um mapa mental.


Veja 7 dicas de como fazer um mapa mental para concurso público


   1. Material; o material que você vai utilizar é muito importante para a construção dos mapas mentais. São eles, papel em branco, canetas ou lápis coloridos e marca texto.

Usar cores distintas faz toda a diferença para a memorização dos mapas mentais. Quanto mais colorido, melhor.

   2.    Desenhos; os desenhos são os responsáveis para que o seu cérebro guarde as informações dos mapas mentais. Você não precisa criar desenhos elaborados, basta fazer desenhos simples que te remetam ao que você está estudando para o concurso público.

   3. Tema principal; é importante que antes de você começar a fazer o seu mapa mental, você tenha definido qual é o tema principal do seu estudo. Isso porque os mapas mentais se desdobram em desenhos e palavras-chave em torno do seu tema principal.

   4.    Informações; para a criação do mapa mental, é fundamental que você tenha informações para cria-lo. Por isso, pesquise muito sobre o tema central antes de começar o seu mapa.

Comece lendo sobre o tema central, faça exercícios sobre ele e depois comece a montar o seu mapa mental com as informações mais relevantes para fixar o que foi estudado.

   5.    Comece; após ter lido muito sobre o conteúdo e feito os exercícios, chegou o momento de criar mapa mental.

No centro do papel em branco, escreva ou faça um desenho sobre o tema principal. Feito isso, comece a conectá-lo aos tópicos principais que você estudou.

Para fazer isso, utilize linhas ou setas, quanto mais colorido ele for, mais fácil será para você memorizar. Utilize no máximo duas palavras para os ramos que se conectam ao seu tema central. Isso ajuda na memorização do mapa.

   6.    Consulte-o sempre; tendo feito o mapa mental, é fundamental que você sempre o consulte. Ele é uma arma poderosa para que você faça as suas revisões de conteúdo.

Tente mantê-lo em um local visível para você, isso também te ajudará na memorização.

Para não precisar ficar voltando nos textos de estudo, é importante que você faça um mapa mental bem elaborado, com todo o conteúdo relevante.

   7.    Mantenha o foco; o que mais fará que você tenha sucesso em um concurso público é manter o seu foco nele. É normal se desanimar no meio do caminho, pois existem pessoas que passam anos estudando para ser aprovado para exercer determinado cargo.


O que determina o sucesso é a perseverança.

Agora você sabe como fazer um mapa mental e, com a ajuda dele, conseguirá estudar de uma forma mais leve e, principalmente, conseguirá guardar as informações mais importantes com muito mais facilidade.

Seguindo estas dicas, com certeza você vai conseguir ter um desempenho muito melhor nos concursos públicos que prestará.

Os mapas mentais foram criados com a finalidade de ajudar as pessoas no dia a dia, a manterem a sua memória sempre ativa.

Aproveite ao máximo as 7 dicas de como fazer mapa mental para concurso público e comece hoje mesmo a construí-lo.

Quer contribuir com o conteúdo do blog? Então deixe sua sugestão logo abaixo, nos comentários. 

Quer saber tudo sobre como fazer mapas mentais? 


O Professor Fernando Mesquita, Analista Legislativo da Câmara dos Deputados aprovado, vai te ensinar todos os detalhes. 

Ele foi aprovado em 14 concursos públicos federais, estaduais e distritais, militares e civis de nível médio e superior nos últimos anos, e criou um método chamado Curso de Mapas Mentais 2.0









































Nenhum comentário:

Postar um comentário