quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Você pode ser melhor a cada nova tentativa de aprovação


Quando a aprovação em uma seleção muito desejada não chega apenas por alguns décimos, muita gente desiste. Porém, o movimento mais proveitoso seria mesmo continuar tentando, já que falta tão pouco e você se mostrou capaz. Em entrevista recente, o consultor, especialista em concursos, William Douglas falou sobre as vantagens que o estudante veterano pode ter em relação aos demais e listou as lições preciosas que chegam apenas com a experiência. Destrinchamos e desenvolvemos esta lista abaixo para você:

1) Você aprende a se organizar     
O estudante que já está na estrada há algum tempo consegue sentir melhor seus espaços, principalmente de tempo, e começa a fazer cálculos reais para resultados reais, além de ter consigo apenas os livros, apostilas e materiais que realmente necessita.

2) Você aprender a estudar      
Com novas e repetidas tentativas, em diversas provas, é possível entender exatamente como o conteúdo das disciplinas é cobrado por cada banca ou tipo de concurso. O tempo irá te dar maior sensibilidade para identificar rapidamente o que é mais importante, a cada nova prova.

3) Você aprende a ter controle emocional      
De início, encarar uma prova muito almejada pode ter efeitos colaterais indesejados. Cólicas, dores de cabeça, suores, tremores e muito, muito estresse. Porém, todas essas sensações são sanadas quando você passa a ter segurança naquilo que está fazendo. Quanto mais você estuda, com qualidade, mais tranquilo você fica, e isto é diretamente proporcional ao seu tempo de estrada.

4) Você aprende a lidar com a pressão da família 
A pressão familiar pode vir em dois sentidos diferentes. Alguns familiares estimulam ao máximo e acreditam tanto no seu potencial que você começa a querer atender às expectativas o quanto antes. Outros, por sua vez, não entendem o seu objetivo e se irritam acreditando que esta dedicação extrema não vale a pena.

Se o estudante não tiver clareza dos seus objetivos e muita vontade de alcançá-los, ambos os tipos de atitude podem interferir negativamente. No entanto, quando você se mostra determinado, dedicado e focado, as pessoas no seu entorno tendem a respeitar melhor o seu tempo e suas decisões. Assim, a cada nova prova, mostre-se ainda mais entusiasmado.

5) Você aprende técnicas de prova  
Leituras constantes, dicas de professores e especialistas e muito estudo oferecem subsídios para absorção de técnicas importantes para realização das provas. Portanto, quanto mais gente você conhece durante o período, quanto mais livros e sites você lê e quanto mais você estuda, mas fácil será entender os métodos que  funcionam efetivamente para você.

6) Você aprende técnicas de memorização    
Esta matéria poderia destinar mais de 10 parágrafos inteiros apenas com dicas de memorização. São diversas técnicas, ensinadas pelos mais diversos professores, consultores e especialistas. Nenhuma delas promete a aprovação, mas já ajudam bastante. O mais complicado é identificar os processos mnemônicos que melhor se adaptam ao seu perfil de estudante. Isso leva tempo, paciência e técnica. O importante é testar na prática.

Por fim, não custa nada lembrar que concurso público não descrimina. “Muito pelo contrário, não importa raça, cor, de onde você veio. A única coisa que importa é quem você pretende ser, o que você pode oferecer e seus planos para o futuro”, afirmou Douglas.

Você também pode se interessar pelo seguinte conteúdo:


Fonte: CERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário