quinta-feira, 26 de junho de 2014

Aprenda a estudar de maneira inteligente


Uma preparação eficiente para provas de concurso público, ou até mesmo para o Exame de Ordem da OAB, exige organização, metodologia e cronograma de estudo.


Uma maneira inteligente de ler livros técnicos, a exemplo dos Códigos de Direito e demais leis, é interagir com o livro. Essa é a dica do consultor Alessandro Saade, da Academia da Estratégia.

Assim como realizado no computador, onde é possível adicionar páginas como favorito ou copiar e colar links, é preciso fazer o mesmo com os livros tradicionais.

Sublinhe: não tenha medo. Sublinhe o livro para destacar informações relevantes do texto, mas faça isso de maneira correta. Não sublinhe a frase inteira, e sim, as palavras mais importantes da frase, de modo que ao bater o olho você entende o que está escrito sem precisar ler a frase por completo.

Marque: faça uma marcação com o postite e escreva no canto o assunto a qual se refere. Assim, você poderá fazer referências e achar textos complementares de maneira mais rápida e fácil.

Anote: outra dica é fazer observações. Depois que você fez o sublinhado, faça anotações sobre o que você entendeu com a leitura, coloque exemplos, faça associações para compreender e fixar o conteúdo.

Ao interagir com o livro, você torna muito mais fácil a consulta a busca posterior e ao longo da leitura. Isso permite que você leia mais livros, retenha mais o aprendizado e fique menos preocupado em decorar todo o conteúdo de uma única vez.


Fonte: CERS/Exame – Manoela Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário