segunda-feira, 22 de abril de 2013

Concursos dos TRTs da Região Sudeste: Editais previstos




Colegas Concurseiros.


Existe a previsão da realização de 11 (onze) concursos para servidores dos Tribunais Regionais do Trabalho em 2013, dentre os quais 04 (quatro) serão realizados na região sudeste do país, a seguir relacionados: TRT de São Paulo (2ª Região), TRT de Campinas (15ª Região) e TRT do Espírito Santo (17ª Região).

Vejamos o histórico, o perfil de convocações e as previsões de cada um deles.

TRT de São Paulo

É o concurso mais aguardado do ano, em virtude do grande número de convocações. O último concurso do TRT da 2ª Região foi realizado em 2008 e organizado pela Fundação Carlos Chagas, expirando em 05/05/2013 para o cargo de Técnico Judiciário (Área Administrativa: Segurança). O concurso expirou para os demais cargos em 18/02/2013.

O TRT de São Paulo, o maior do Brasil, já procedeu às seguintes nomeações: 1.626 Analistas Judiciários – Área Judiciária; 363 Analistas Judiciários – Área Administrativa; 291 Analistas Judiciários – Execução de Mandados; 2.448 Técnicos Judiciários – Área Administrativa, dentre outras nomeações (vejaaqui).

A comissão do concurso está em fase de levantamento do número de vagas a serem ofertadas, bem como já inicio os procedimentos para escolha da organizadora do certame.

O edital está previsto para ser publicado até junho.

TRT de Campinas

É outro concurso também muito aguardado, pois assim como o TRT da 2ª Região, o TRT de Campinas nomeia muitos classificados, conforme se vê o quadro de nomeações a seguir: 459 Analistas Judiciários – Área Judiciária; 107 Analistas Judiciários – Área Administrativa; 52 Analistas Judiciários – Execução de Mandados; 982 Técnicos Judiciários – Área Administrativa, dentre outras nomeações (veja aqui).

O último concurso foi realizado em 2009 e organizado pela FCC e expira em outubro de 2013.

O TRT de Campinas é o segundo maior em volume processual, chegando a 1,2 milhão de processos.

Registre-se que a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (10) a criação de 15 cargos de nível superior e de 69 cargos de nível médio, todos na área de tecnologia da informação, para atuar no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região.

Organizadora indefinida e concurso com previsão para o final do ano.

TRT do Espírito Santo

Está pautado um novo concurso para servidores para o Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, com jurisdição no Espírito Santo.

A última seleção ocorreu em 2009, cuja organizadora foi o Cespe-UnB, e expira em agosto de 2013.

O TRT do Espírito Santo já procedeu às seguintes nomeações: 139 Analistas Judiciários – Área Judiciária; 12 Analistas Judiciários – Área Administrativa; 29 Analistas Judiciários – Execução de Mandados; 294 Técnicos Judiciários – Área Administrativa, dentre outras nomeações (veja aqui).

Segundo informativo disponibilizado pelo TRT17, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) autorizou a criação de 55 cargos de provimento efetivo, além de quatro cargos em comissão, e 66 funções comissionadas.

Ainda está indefinido o número de vagas, bem como a instituição que organizará o concurso.

Previsão do edital: segundo semestre de 2013.

Sugestão

Portanto, não esperem a publicação dos editais para o início dos estudos. Já com o conhecimento da possível abertura dos certames acima referidos, orientamos que se organizem, façam um horário de estudo, assistam aulas em cursos presenciais ou online, leiam livros ou materiais especializados, leiam a lei seca, revisem, em especial, pratiquem muitos exercícios e, por fim, acompanhem o Portal Concurseiros Ligados no TRT, que tem “tudo” sobre concursos de TRT.

Fiquem ligados!

Equipe CLT

4 comentários:

  1. O TRT 3 (Minas Gerais) Foi homologado em 2010, e expira só no ano que vem (2014)!
    Favor conferir, obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Correta a observação do colega anônimo . Aquele certame do TRT 3ª região expira em 2013 !!

    ResponderExcluir
  3. O TRT da 6 região, para o cargo de analista, retirou as matérias de matemática e informática. Alguém sabe me dizer se isso começará a ser padrão nos TRT´s ou foi uma exceção? Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Gente comprei um curso online muito bom. Inclusive eles disponibilizaram uma senha para visitantes, onde tem provas de concursos TRT anteriores. Se alguém tiver interesse o site é:

    http://businessdigital.com.br/cursosonline/

    Tem também o facebook que foi onde eles colocaram a senha de visitante:

    https://www.facebook.com/digitalcursosonline

    Vale a pena gente!

    ResponderExcluir