segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Férias de concurseiro. E concurseiro tem férias?


Quem tem objetivo não se afasta de suas metas. Para passar em concurso público é preciso aproveitar todo tempo para estudar.

Quem se prepara para concursos públicos estuda tanto tempo quanto pode, todos os dias. Nesta época do ano, família, amigos,  e até desconhecidos estão “tirando umas férias”. Desde criança, fomos “treinados” a considerar o mês de janeiro, assim como julho, como meses de férias. E o concurseiro, também tem direito a férias?

A maioria dos concurseiros que estuda sem se dar direito ao descanso e ao devido repouso, o fazem por temerem “perder” tempo ou sentirem-se culpados quando “deveriam estar estudando”. Mas, e se a família toda, por exemplo, vai para a praia, ficar por lá pelo menos duas semanas? Será que o concurseiro deve largar tudo e sair de férias junto com a família ou com os amigos?

Uma parada brusca das atividades torna a retomada dos estudos sempre mais difícil. E quanto mais tempo você ficar “parado” mais complicado vai ser voltar à rotina de estudos. Quando você para, seu cérebro entende que aquela atividade terminou e sai da sintonia que você estabeleceu com sua programação diária de estudos.

Já notou como é difícil retornar à escola, trabalho, curso após o final de semana de parada? A segunda-feira é sempre um dia “duro de encarar” justamente porque você tem que se reprogramar para continuar de onde ficou na sexta-feira. Imagine se você se desliga completamente das suas atividades de estudo por mais tempo?

Como tudo o mais na vida, a chave para o sucesso, neste caso, está no equilíbrio. Todo organismo precisa de repouso e de descanso para funcionar corretamente. Com os estudantes não há exceção. Uma boa programação de preparação para passar em concurso público deve incluir além dos estudos, tempo para pausas de descanso, de lazer e para cultivar os relacionamentos.

Diante de tudo isto, a atitude mais sensata é não suspender os estudos durante as férias. Você pode, por exemplo, refazer sua programação para incluir atividades mais leves e que você aprecie. Durante uma semana, sem diminuir o tempo de dedicação aos estudos, faça programas rápidos como ir ao cinema, dar “uma voltinha” no shopping, dar um mergulho na praia, usando apenas o tempo suficiente para “espairecer”. Assim você vai ter a sensação de que aproveitou suas férias e não descuidou da sua preparação.

Se for com a família, leve seu “arsenal” para estudo. Mas, seja determinado e mantenha o foco no seu objetivo: passar no concurso público. Lembre-se que a recompensa desta dedicação pode ser sua aprovação e que no próximo janeiro você poderá estar desfrutando com tranquilidade de férias bem melhores. Use toda a disciplina que você possui e arrume um pouco mais na reserva para não deixar de cumprir o que ficou determinado para estas férias: esta pode ser a diferença entre sua aprovação e a espera por nova oportunidade de concurso.

Boas Férias e AtéPassar!

Fonte: AtéPassar

Nenhum comentário:

Postar um comentário