quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Para especialistas, dica é manter estudos durante festas de fim de ano



Quem se prepara para as provas do concurso do TRT-RJ, que ocorrerão no dia 27 de janeiro, estão vivendo um grande dilema neste fim de ano. Vale a pena dar uma parada nos estudos e aproveitar as festividades do Natal e do Reveillon, inclusive fazendo uma pequena viagem, e retomar os estudos logo na primeira semana de 2013? Como forma de orientar os candidatos, FOLHA DIRIGIDA ouviu especialistas na área. Para o coordenador pedagógico da Academia do Concurso, Paulo Estrella, é necessário que os concorrentes abdiquem um pouco das festividades de fim de ano para estudar.


“Agora é o momento de intensificar os estudos, de preferência fazendo o maior número possível de questões que caíram nos concursos anteriores. Resolver os exercícios das disciplinas de maior peso e tirar todas as dúvidas irá garantir garantir que o candidato obtenha êxito na prova. Descansar agora não é aconselhado, pois será muito difícil retomar o ritmo de estudo depois das festas”, disse. Paulo Estrella orienta como os candidatos devem estudar nos dias festivos. “Não há problema em participar das festas de fim de ano, mas evite os excesso, como beber muito. É preciso reservar um tempo, pelo menos de manhã, para estudar, mesmo que seja dia 24 ou 31. Agora é a hora de fazer uma comemoração mais comedida e apostar que no ano que vem a celebração será muito melhor, com um emprego novo e com dinheiro no bolso”, apontou.

A psicóloga Ana Cavalcante, que também é orientadora profissional, concorda com o coordenador pedagógico da Academia do Concurso. Para ela, o candidato deve aproveitar, sem exageros, as festas de fim de ano e sempre dedicando algumas horas para estudos nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, além de 1º de janeiro. “Acho válido separar um tempinho no cronograma para as festas, estar presente na ceia de natal, no almoço, confraternizar a entrada do novo ano e fazer o pedido pra passar no concurso. Mas é possível estudar no dia 24, 25, 31 e no dia 1° de janeiro. Lembrando que não é hora de cometer excessos, pois isso prejudica o desempenho e a atenção dos concorrentes”, afirmou.

Além disso, a psicóloga ressalta que os candidatos não devem ficar nervosos com a grande concorrência e a proximidade das provas. “A princípio, o candidato deve manter a calma e não se apavorar com essas coisas. É preciso reservar alguns dias antes da prova apenas para revisões e elaborar um cronograma para organizar os estudos, afim de contemplar todo o conteúdo nesse meio tempo e revisar os principais pontos. Uma boa alternativa é intensificar os estudos alternando com períodos de relaxamento sempre que possível”, afirmou.

Fonte: Folha Dirigida

2 comentários:

  1. Gostei da matéria!
    Meu programa desse final de ano é justamente o que foi indicado pelos orientadores. Inclusive havia comunicado aos meus amigos, desde o mês de outubro, que meus festejos de Natal e de ano-novo seriam mega tranquilos, Vou ficar focada nos estudos.
    Feliz Natal e ano novo repleto de saúde e sonhos concretizados!
    Abraços, bjks

    ResponderExcluir
  2. Sou da mesma opinião. Estamos num momento crucial, a pouquíssimos dias do certame e não podermos de nos dar ao luxo de parar os estudos nestes dias. Ano que vem a comemoração será redobrada, com certeza! Foco, pessoal!

    ResponderExcluir