segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Autodisciplina: arma dos vencedores



Preparar-se para concurso público exige uma boa dose de autodisciplina. Não há pílula mágica para transforma-lo em autodisciplinado do dia para a noite: tem que se criar um hábito da persistência. A autodisciplina precisa se incorporar a sua rotina de estudos para concurso como algo que você passa a ser e não alguma coisa que você tem que se forçar a ser.


Autodisciplina é a sua capacidade de fazer o quê precisa , quando precisa , querendo fazê-lo ou não. É ter pleno domínio de suas emoções, onde você decide o que quer fazer, ao invés de deixar suas emoções decidirem por você. É um traço de personalidade comum às pessoas mais bem sucedidas em todos os campos, inclusive a quem passa em concurso público.

Depois de formado e incorporado, o hábito da autodisciplina para estudar para concurso público você pode ampliá-lo às demais áreas da sua vida, como por exemplo, à perda de peso, à prática de esportes, ao aprendizado de um novo idioma etc. Quando você pratica a autodisciplina, você se respeita mais e sua autoestima aumenta, pois você passa a ser o “regente” da sua vida. Você pode se dirigir para o sucesso no concurso que escolher.

Um concurseiro que conta com a autodisciplina em seus estudos para concurso público poderá mais facilmente agregar força e garra ao seu desempenho. Estipule horários e cumpra-os. Não arranje desculpas “esfarrapadas” para si mesmo. Mas, faça isto dentro do realmente possível. Não estabeleça metas muito além da sua capacidade. Apenas avance todo dia um pouco mais à frente. Um concurso público começa muito antes das provas e treinar sua autodisciplina faz parte do preparo.

Não, não é simples estudar para concurso público. Mas, autodisciplina é um hábito que você pode adquirir com prática e repetição.

Leva cerca de 21 dias para quebrar um hábito antigo e criar um novo. Assim, a prática diária da autodisciplina pode leva-lo a desfrutar de seus benefícios em curto prazo. Esteja disposto a pagar o preço do esforço para colher o sucesso na sua participação em concurso público.

Fonte: AtéPassar

2 comentários:

  1. Muito bom, dr. CLT. Vou verificar esse prazo de 21 dias. Continue nos alegrando com suas informações sobre concursos públicos. Grande abraço.

    ResponderExcluir